Muitas pessoas com sífilis não sabem que a têm. Nem todos têm sintomas e esses sintomas podem ser difíceis de detetar. Os sintomas podem se sentir em diferentes partes do corpo – como no ânus ou na garganta – onde são dificilmente detetáveis. Mesmo quando os sintomas se fazem sentir, podem desaparecer com o tempo. Isso não significa que a sífilis tenha passado, e o tratamento ainda é necessário.
Os sintomas podem incluir uma ferida indolor (chamada úlcera) dentro ou à volta dos genitais, dentro ou à volta do ânus, nos lábios, boca ou garganta. As úlceras normalmente são difíceis de detetar porque se encontram dentro do corpo. Também são por vezes confundidas com herpes.
Algumas pessoas com sífilis apresentam glândulas inchadas na virilha ou no pescoço, dores de cabeça, cansaço ou febre.

Quando se tem sífilis, uma mancha vermelha pode aparecer no corpo. A irritação também pode aparecer na palma das mãos e na planta dos pés.
Se não for tratada, a sífilis poderá causar sérios danos ao corpo, incluindo olhos,  cérebro e sistema nervoso. A isto dá-se o nome de sífilis terceária ou sífilis em terceira fase.

É importante lembrar que nem todas as pessoas que contraem sífilis têm sintomas. Testes regulares da sífilis ajudam a diagnosticar mais rápido, no caso de a tiveres.