A sífilis é causada por uma bactéria infecciosa. A bactéria entra no corpo durante um contacto íntimo, através de fissuras na pele.

Durante o ato sexual, a sífilis pode ser transmitida através de qualquer contacto íntimo. A sífilis não é apenas transmitida através de penetração. Pode também ser transmitida através do contacto com a pele, incluindo beijos, penetração de dedos, masturbação mútua, anilingus e penetração com o punho.
Usar preservativos durante o ato sexual ajuda a reduzir o risco de contrair ou transmitir a sífilis.

Se foste diagnosticado/a e recebeste tratamento, ainda podes transmitir a doença duas semanas após o tratamento. Evitar relações sexuais por duas semanas após o tratamento, pode prevenir a transmissão da doença.

Se tens uma atividade sexual muito ativa, fazer o teste regular da sífilis significa que podes ser tratado/a rapidamente caso a tenhas contraído. Fazer o tratamento o quanto antes reduz o risco de transmissão.
Para saber mais sobre a prevenção da sífilis durante a gravidez, veja aqui.

O USO DE DOXICICLINA

Algumas pessoas decidem tomar um antibiótico chamado doxiciclina continuadamente, como forma de reduzir o risco de contrair a sífilis. A isto se chama doxiciclina na profilaxia ou pré-doxiciclina (pré-exposição). O que significa tomar 100mg de doxiciclina todos os dias.

Outros optam por tomar doses de doxiciclina logo após terem mantido relações sexuais que os possam ter colocado em risco de contrair sífilis ou outra bactéria de transmissão sexual. A isto se chama pós-doxiciclina (pós-exposição).

Este medicamento é igualmente usado por viajantes para a prevenção da malária. É também usado para o tratamento de outras doenças, tais como a acne. Os efeitos secundários deste medicamento incluem queimadura de pele e azia.

Do momento não há consenso nem entre médicos, nem entre investigadores sobre o uso do pré ou pós-doxiciclina – e muitos médicos não prescrevem doxiciclina para tais efeitos. Em resultado disso, muita gente compra doxiciclina online.  

Existe um ensaio clínico e a nível de experiência pessoal no sentido de que o pré e o pós-doxiciclina previnem a sífilis e outras bactérias de transmissão sexual. Existe uma série de estudos a serem feitos para melhor aprofundar o assunto.

Alguns médicos e investigadores estão preocupados com a possibilidade do uso de antibioticos desta forma, contribuir para resistência aos mesmos. Outros acham que o uso propositado de pré ou pró-doxiciclina poderá ser uma forma de prevenir a transmissão da sífilis. A orientação actual da Public Health England e da BASHH sobre pós-exposição poderá ser lida aqui.