Qualquer pessoa que tenha relações sexuais pode ter sífilis, mas sífilis pode ser mais comum em certos grupos de pessoas. Se estás a ter relações sexuais com pessoas pertencentes a grupos onde a sífilis é mais comum, existe maior probabilidade de estares exposto.

Embora a informação sobre a prevenção da sífilis e tratamento implique a todos, existe informação adicional para diferentes grupos de pessoas. Há informação adicional a ter, no caso de, por exemplo, estares grávida (ou existir a probabilidade de estares grávida), ou sofres de qualquer doença, dependendo de com quem estejas a ter relações sexuais.
Sífilis e gravidez
Sífilis e gravidez
Exames de VDRL gratuitos estão disponíveis no NHS (Serviço Nacional de Saúde) para qualquer pessoa que esteja grávida. O tratamento poderá então ser oferecido às grávidas que tenham sífilis.

Se estiveres grávida e tiveres sífilis ou contraires a doença durante a gravidez, a infecção poderá causar problemas sérios, incluindo aborto ou nado-morto. Se a sífilis não for tratada durante a gravidez, os bebés poderão nascer com sífilis congênita – uma infecção grave que poderá causar a morte em bebés.
Viver com HIV
Viver com HIV
Segundo a orientação médica do Reino Unido, caso tenhas HIV, deverás ser submetido ao teste da sífilis aquando da tua consulta. Verifique com a tua clínica que o exame da sífilis tenha sido efectuado.

Se não foi o caso, peça a clínica para que te submeta a um. Entre as tuas consultas de HIV, podes também visitar uma clínica de saúde sexual para fazer exames sífilis e IST. Se és sexualmente ativo, é recomendável que faças testes de IST a cada três meses.